Instituição de ensino:

Universidade de Brasília (UnB)

Programa:

Estudos Comparados sobre as Américas (Ceppac)

Autor:

Luciana de Oliveira Dias Matos

Titulação:

Doutorado

Ano de defesa:

2008

Link:

 

http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/8443/1/2008_LucianaOliveiraDiasMatos.pdf

Resumo:

 Nesta tese encontram-se discussões sobre quais e como intersubjetividades constitutivas das identidades étnico-raciais e de gênero são acessadas pelos indivíduos nos espaços escolares de centros urbanos. Para tanto são apresentadas realidades passíveis de serem compreendidas como elucidativas de situações e processos que informam como performances identitárias são implicadas pela cultura. As realidades de que se fala compreendem contextos escolares noturnos da modalidade de educação voltada para adolescentes, jovens e adultos nos Distritos Federais mexicano e brasileiro. A especificidade da educação para esse segmento da população possibilita que nos deparemos com estudantes minimamente autônomos, mas que, contudo, por muitas vezes abrem mão de suas identidades (étnico-raciais e de gênero) em nome de uma imposição de uma categoria laboral, ou um papel social tal qual o de estudante. Foi nesses contextos escolares que realizamos o trabalho de campo que possibilitou, à luz da teoria, a análise comparada de dados produzidos em cidades de países diferentes. A comparação foi tornada possível devido à identificação de um fenômeno de ordem social geral, qual seja, as intersubjetividades enquanto uma condição das identidades, notadamente, as étnico-raciais e as de gênero. Ao mesmo tempo a comparação é também o que permitiu analisar as metanarrativas selecionadas enquanto elucidativas das identidades. Além da comparação, a interdisciplinaridade permitiu alguns diálogos que ampliaram as possibilidades interpretativas. O que foi demonstrado na tese é que as “posições de sujeito” são consolidadas pelo acionamento de subjetividades que operam na dimensão dos discursos e das corporalidades, conduzindo a performances identitárias. Os indivíduos, ao acionarem elementos que indicam pertencimentos étnico-raciais e de gênero, e os dramatizarem nos espaços escolares, contribuíram para análises explicativas de interações instauradas naqueles espaços. Espaços compreendidos como representativos de uma heterogeneidade cultural em que coexistem alteridades as mais diversas, estas que são portadoras de significados e também com capacidade de significação cultural.

Orientador:

Cristhian Teófilo da Silva

Palavras-chave:

Identidades; Raça e Etnia; Gênero; Espaço escolar; Centros urbanos