Instituição de ensino: |
Universidade de Brasília (UnB) |
Programa: |
Estudos Comparados sobre as Américas (Ceppac) |
Autor: |
Silvia Cristina Yannoulas |
Titulação: |
Doutorado |
Ano de defesa: |
1994 |
Link: |
Não disponível |
Resumo: |
Esta investigação tem com objetivo geral aportar elementos para a construção de uma sociologia histórica da educação, que recupere a dimensão genérica e latino-americana da problemática educativa. Assim, o objetivo especifico foi de analisar comparativamente o processo de feminização do normalismo e do magistério primário na Argentina e no Brasil, entre os anos de 1870 a 1930. Para tal, efetuaram-se os estudos do caso da escola normal de São Paulo - hoje denominada escola estadual de primeiro e segundo graus "Caetano de Campos" (São Paulo /Brasil), e da antiga Escola Normal do Paraná - hoje denominada Escola Normal Superior - der melhor o significado das diferenças e das igualdades entre homens e mulheres na organização dos sistemas nacionais de educação latino-americanos. |
Orientador: |
Lourdes Maria Bandeira |
Palavras-chave: |
Gênero; Mulheres e educação; Brasil; Argentina |