Instituição de ensino:

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Programa:

Ciências Sociais

Autor:

Rafael Jose dos Santos

Titulação:

Doutorado

Ano de defesa:

2003

Link:

 

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/zeus/auth.php?back=http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000295348&go=x&code=x&unit=x

Resumo:

 O trabalho aborda a evolução histórica da publicidade no Brasil desde fins da década de 20 até os anos 80, em base a documentos que refletem as visões dos atores sociais, (profissionais brasileiros e norte-americanos, estes últimos chegando ao Brasil com as agências que expandiram-se mundialmente até meados dos anos 30). As relações da publicidade com os meios impressos, com o rádio e, mais tardiamente, com a televisão permitem demonstrar os vínculos desta com a consolidação de uma indústria cultural no país, assim como com o advento, neste, da sociedade de consumo. Estas relações, tomadas em seu conjunto, são interpretadas como dimensões constituintes dos processos mais amplos da globalização social e econômica e da mundialização da cultura.

Orientador:

Renato José Pinto Ortiz

Palavras-chave:

Publicidade; Americanização; Globalização; Sociedade de consumo