Instituição de ensino:

Universidade de Brasília (UnB)

Programa:

Estudos Comparados sobre as Américas (Ceppac)

Autor:

Rosani Moreira Leitão

Titulação:

Doutorado

Ano de defesa:

2005

Link:

 Não disponível

Resumo:

 No presente trabalho procurei abordar as relações dos povos Terena (no Brasil) e Purhépecha (no México) com as políticas e ações governamentais voltadas para a educação escolar de suas comunidades, tomando como referência os discursos de professores desses dois grupos étnicos, suas trajetórias e experiências, seus processos de formação, suas práticas educacionais. Mais especificamente, através de uma pesquisa comparativa de natureza etnográfica, me propus a analisar, por um lado, como os professores Terena e Purhépecha constroem e interpretam as suas próprias identidades de professores indígenas e de cidadãos brasileiros ou mexicanos e, por outro lado, que estratégias buscam esses atores, em situações de interação com a sociedade não-indígena, para lidarem com as ações do Estado e com as políticas educacionais; que discursos elaboram sobre os direitos indígenas e como interpretam, reelaboram e operacionalizam os conteúdos de caráter étnico no micro espaço da escola. Os resultados da pesquisa sugerem que os professores indígenas, devido à sua condição letrada e ao conseqüente domínio do corpus teórico-conceitual subjacente aos direitos indígenas, são capazes de transformar tais conhecimentos em "ideologias étnicas", as quais são difundidas no âmbito da escola e usadas como instrumentos de negociação, nos âmbitos decisivos das políticas oficiais. Isso é possível graças ao fenômeno da revitalização étnica emergente, sobretudo a partir da década de 1980, com a consolidação do movimento indígena, com o acesso ao saber escolar em nível superior e com a garantia legal de direitos étnicos. Todas estas questões estão possibilitando aos grupos indígenas reconstruírem as suas identidades coletivas e desenvolverem processos de auto-afirmação, o que os têm impulsionado na condição de atores sociais cada vez mais ativos na conquista de direitos, do reconhecimento e da cidadania.

Orientador:

Roberto Cardoso de Oliveira

Palavras-chave:

Educação; Identidade étnica; Cidadania; Brasil; México