Instituição de ensino:

Universidade de Brasília (UnB)

Programa:

Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional

Autor:

Thais Mere Marques Aveiro

Titulação:

Doutor

Ano de defesa:

2016

Link:

http://repositorio.unb.br/handle/10482/22338

Resumo:

O foco do presente trabalho é analisar o Programa Capes-Cofecub como ferramenta de cooperação internacional no apoio ao processo de internacionalização de universidades e institutos de pesquisa. São contemplados assuntos como o sistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação e a atuação da Capes neste, o estabelecimento do programa no âmbito das tradicionais relações franco-brasileiras, suas características e os resultados da cooperação. O texto faz uma retrospectiva histórica da parceria desde a assinatura, em 1978, do Acordo Básico de Cooperação Interuniversitária entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República Francesa até os dias atuais, relatando a evolução do programa ao longo de seus mais de 35 anos de existência. De tutela científica à simetria da cooperação, o programa sempre manteve seu objetivo de apoiar a formação de recursos humanos de alto nível, hoje, buscando a excelência dos projetos aprovados. De uma maneira geral, constatamos que o programa promove a circulação de pesquisadores e estudantes, apoia a pesquisa conjunta, possibilita a formação de redes e evita a endogenia, resultando em maior internacionalização das IES. Além disso, o financiamento promovido reflete, em grande medida, a demanda apresentada. Os projetos contemplados concentram-se nas regiões sudeste e sul do Brasil; há maior submissão de trabalhos pela área de ciências exatas e da terra, principalmente pela USP; os responsáveis por projetos são, majoritariamente, homens e possuem bolsa de produtividade, além de terem como principal canal de comunicação de pesquisa conjunta os periódicos internacionais. Dentro da busca por excelência, o programa vem atendendo seu propósito, contudo, vários são os desafios para que mais IES sejam contempladas, para que haja uma maior presença de mulheres na direção das pesquisas e para que as instituições estejam mais presentes no acompanhamento e apoio dessas parcerias, proporcionando maior impacto e multiplicação de resultados dentro das instituições. Dentro do modelo de cooperação tanto da Capes quanto do Cofecub, é preciso que sejam realizadas avaliações periódicas para maior eficácia na sua condução. As agências não podem prescindir de um amplo levantamento dos resultados do programa. Ademais, sua orientação repercute no direcionamento dos programas de cooperação da Capes e também nas demais parcerias do Cofecub. Assim, a análise do comportamento e dos resultados do Capes-Cofecub pode auxiliar as agências no processo de tomada de decisão e na condução do financiamento, tendo em vista os objetivos do programa e as políticas científicas do país.

Orientador:

Cécile Blatrix

Palavras-chave:

Formação de recursos humanos; Circulação de pesquisadores; Pesquisa conjunta; Internacionalização; Cooperação internacional; Sistema Nacional de Ciência; Tecnologia e Inovação