Instituição de ensino:

Universidade de Brasília (UnB)

Programa:

Estudos Comparados sobre as Américas (Ceppac)

Autor:

Isabel Cristina Naranjo Noreña

Titulação:

Doutor

Ano de defesa:

2015

Link:

http://repositorio.unb.br/handle/10482/18445

Resumo:

Esta tese discute o lugar da África na produção intelectual brasileira e colombiana na transição do século XIX ao Século XX. Enfocando trajetórias intelectuais específicas em ambos os países, analisa o trânsito de ideias e imagens sobre o continente africano através do tempo apontando para as singularidades, ritmos próprios e semelhanças que a construção e a reinvenção destas representações comportaram em cada um destes espaços. Em diálogo com os processo de construção de identidades nacionais e sob a influência de parâmetros próprios da tradição de pensamento ocidental, estas percepções mentais conformam um conjunto heterogêneo que na maioria dos casos perpetua preconceitos e ideias depreciativas sobre essa região do mundo. A institucionalização das Ciências Sociais como disciplinas acadêmicas na Colômbia e no Brasil, vira acompanhada de tentativas por constituir um campo específico de conhecimento sobre a África que contribuía na desmitificação destas imagens deturpadas ao tempo em que define novos rumos para a definição da africanidade e sua herança em terras americanas. Tendo isso em vista, por meio da revisão exaustiva do material escrito, buscou-se descrever e analisar o processo de formulação das representações da África, com vistas a somar esforços na desconstrução de imagens deturpadas sobre a mesma.

Orientador:

Sonia Ranincheski

Palavras-chave:

África - representações intelectuais; Brasil - produção intelectual; Colômbia - produção intelectual; Identidade social; Produção do conhecimento