Instituição de ensino: |
Universidade de São Paulo (USP) |
Programa: |
Relações Internacionais |
Autor: |
Flavio Luis Soares de Barros |
Titulação: |
Doutor |
Ano de defesa: |
2017 |
Link: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/101/101131/tde-01082017-183407/pt-br.php |
Resumo: |
O objetivo desta tese é analisar as relações de poder expressas nas definições de cultura contidas nos documentos legais da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), entre 1945-2015, principalmente em relação às implicações para a produção, reprodução, circulação e proteção de bens, serviços e conteúdos culturais. Buscou-se identificar como a relação entre cultura e desenvolvimento, ausente nos primeiros documentos emitidos pela entidade, tornou-se ponto central das declarações, convenções e recomendações mais recentes, levando-se em conta o papel das instituições do sistema ONU como promotores de normas. O recorte temporal da análise compreende três fases: o primeiro período corresponde aos antecedentes da Organização (1871-1945). Nessa fase, a expansão do imperialismo capitalista, principalmente europeu, e o colonialismo têm entre suas bases uma noção hierárquica de "civilização". O chamado conceito humanista de cultura vigente baseia-se, por esse aspecto hierárquico, em uma visão de "igualdade excludente". A UNESCO efetivamente passa a existir no segundo período (1945-1985), fase da Guerra Fria e em que ocorre o processo de descolonização e a ascensão do chamado Terceiro Mundo. A ênfase é dada à noção de "diversidade", analisada aqui como "diferença inclusiva" e a substituição gradual do conceito humanista pelo conceito antropológico. No terceiro momento (1985-2015), os aspectos econômicos são agregados ao conceito de diversidade, o que leva à incorporação, nos debates sobre cultura, do tema "desenvolvimento", caracterizada como uma visão de "diferença produtiva". Nota-se a relação entre contextos históricos e geopolíticos e os discursos prevalentes e sua difusão como norma, passando a compor o fundamento de políticas culturais domésticas. |
Orientador: |
Rossana Rocha Reis |
Palavras-chave: |
Análise do discurso; Bens culturais; Construtivismo; Diversidade; UNESCO |