Instituição de ensino: |
Universidade de São Paulo (USP) |
Programa: |
Administração de Organizações |
Autor: |
Daisy Carmen Sarzuri Ayala |
Titulação: |
Doutor |
Ano de defesa: |
2016 |
Link: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-05092016-155417/pt-br.php |
Resumo: |
Os países estão cada vez mais conscientes da importância da sua imagem, dado que, a imagem de um país representa um ativo fundamental nas novas relações econômicas e políticas. Assim, a pesquisa da imagem dos países vem ganhando relevância no campo de estudos de Marketing Internacional. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa foi: investigar quais são as dimensões que compõem a imagem do Brasil e quais são os fatores que contribuem para sua formação no exterior, especificamente na América Latina. Para atingir esse objetivo, foi realizado uma pesquisa qualitativa aplicando o método ZMET e uma pesquisa quantitativa por meio de um survey junto a uma amostra de 1617 respondentes de nacionalidade mexicana, argentina, equatoriana e boliviana. Os resultados do estudo confirmaram que o construto "Imagem de país" compreende três componentes (cognitivo, afetivo e conativo), confirmou-se também que a imagem do Brasil pode ser analisada por uma combinação dos componentes cognitivo, afetivo e conativo, sendo que o cognitivo foi o componente mais fortemente identificado, baseado essencialmente em crenças relacionadas à política, às pessoas do país, aos aspectos socioambientais, à economia, à inovação e à cultura do Brasil. Adicionalmente, os resultados demonstraram que, para os participantes pesquisados (mexicanos, argentinos, equatorianos e bolivianos), a internet e os jornais televisivos foram os dois meios de comunicação mais importantes para obter informações sobre o Brasil. Portanto, os meios de comunicação desempenham um papel muito importante na formação da imagem do Brasil na América Latina |
Orientador: |
Edgard Monforte Merlo |
Palavras-chave: |
Imagem de país; Imagem do Brasil; País de origem |