Instituição de ensino: |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
Programa: |
História comparada |
Autor: |
Valeria Lima Guimaraes |
Titulação: |
Doutor |
Ano de defesa: |
2012 |
Link: |
Não disponível |
Resumo: |
Esse estudo teve por objetivo analisar comparativamente os discursos turísticos formulados no Brasil e na Argentina entre os anos de 1933 a 1946, período marcado por uma perceptível intencionalidade de organização do turismo nos dois países. Pretendeu-se discutir as relações de poder que cercavam esses posicionamentos, levando-se em consideração a emergência do turismo no contexto da modernidade, a vinculação do fenômeno com o fortalecimento das identidades nacionais, a condição periférica dos dois países em relação ao capitalismo mundial e o papel atribuído ao objeto nos movimentos de integração regional. Para alcance do objetivo, como fontes foram utilizados documentos produzidos nos âmbitos estatal e privado (notadamente a correspondência diplomática e a legislação turística) e os seguintes periódicos: Folha da Manhã (SP), Folha da Noite (SP), Jornal do Brasil (RJ), La Nación (Buenos Aires) e as revistas Brasil, Paiz de Turismo (RJ), Revista Brasileira de Turismo (RJ), Automovilismo (do Automóvel Clube Argentino) e Turismo (do Touring Club Argentino). Foi possível concluir que, no Brasil e na Argentina, o fenômeno se estruturou a partir de discursos muito semelhantes, relacionados aos interesses de vários segmentos da sociedade civil. Todavia, produziram-se efeitos diferentes no desenvolvimento do turismo em cada país. Dentre as diferenças, podemos citar: o público-alvo prioritário para quem se destinavam os discursos turísticos, a qualidade da oferta turística, a espacialização da infraestrutura turística nacional e a opção preferencial pelos segmentos turísticos. Deve-se ainda destacar que foi possível perceber que, no período analisado, houve um intenso intercâmbio turístico entre as duas nações. |
Orientador: |
VICTOR ANDRADE DE MELO |
Palavras-chave: |
Turismo; Brasil; Argentina; Modernidade |