Instituição de ensino: |
Universidade de Brasília (UnB) |
Programa: |
Estudos Comparados sobre as Américas (Ceppac) |
Autor: |
Renata de Melo Rosa |
Titulação: |
Doutorado |
Ano de defesa: |
2004 |
Link: |
Não disponível |
Resumo: |
Esta tese tem como objetivo entender de que maneira o imaginário intervém na construção do self mostrando que os sujeitos, individual ou coletivamente e estando ou não à margem do poder, subvertem as convenções fixadas para suas raças e nacionalidades. Para esse fim, serão analisadas duas séries de dados. A primeira delas é uma documentação referente à construção da identidade dominicana que, como proponho, se constrói a partir da oposição binária (dominicano/haitiano), cuja perfeita estrutura estabelece duas identidades rigorosamente fixas e cuja sustentação pressupõe a capacidade de se imaginarem haitianos e, por tanto, de transitarem na haitianidade, subvertendo a própria dominicanidade. A segunda série de dados se refere ao trânsito dos sujeitos entre as categorias fixas de raça, nacionalidade e gênero. Baseada em minhas observações dos relacionamentos de mulheres cariocas e dominicanas com estrangeiros brancos de nacionalidade européia, e negros de nacionalidade haitiana, proponho que tanto as mulheres como os homens envolvidos nesses relacionamentos se situam nos entre-lugares das categorias identitárias de raça, nação e gênero, subvertendo sua fixidez e os espaços relacionais que a sustentam. Por fim, mostro que o nacionalismo se nutre tanto de imaginários que constroem alteridades fora dos limites da nação como em seu interior, baseadas em diferenças contrastivas e hierarquizadas de gênero e raça. Parto do suposto de que os sujeitos que se relacionam amorosamente com estrangeiros desafiam a projeção da nação e do nacionalismo a partir do momento em que subvertem a idéia de que o todo nacional é composto por uma comunidade de similares, além de subverterem, para eles mesmos, as fronteiras raciais que moldam suas respectivas nações e suas próprias identidades raciais. |
Orientador: |
Mireya Suárez |
Palavras-chave: |
Haiti; República Dominicana; Brasil; Exclusão |