Instituição de ensino:

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Programa:

Artes

Autor:

José Roberto Teixeira Leite

Titulação:

Doutorado

Ano de defesa:

1994

Link:

 

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/zeus/auth.php?back=http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000076116&go=x&code=x&unit=x

Resumo:

 A presente tese objetiva demonstrar como, muito ao contrário do que em geral se pensa, foi múltipla, profunda e duradoura a influência que a antiquíssima civilização da China exerceu sobre a do jovem Brasil: múltipla, por se ter manifestado sucessiva ou cumulativamente em variados campos do fazer, e até do pensar e do sentir nacionais; profunda, porque não se limitou a roçá-los epidermicamente, antes penetrando-os; duradoura porque, detectável desde os tempos iniciais da Colonização, continuava muito sensível em fins da primeira década do Séc. XIX, quando começa a se diluir sem contudo esgotar-se de todo. O estudo dessa influência chinesa sobre a cultura brasileira jamais fôra tentado de modo sistemático e integrado, embora uns raros pesquisadores e historiadores de arte tanto estrangeiros quanto nacionais tivessem já manifestado curiosidade e interesse pelas chinesices da pintura colonial mineira e por determinadas peculiaridades formais de nossa arquitetura tradicional. VaIe contudo destacar ter cabido a Gilberto Freyre a intuição certeira de que a marca deixada pela China e por outras velhas civilizações asiáticas sobre o Brasil não é um arranhão superficial, mas sim uma cicatriz profunda.

Orientador:

Etienne Ghislain Samain

Palavras-chave:

China; Civilização; Cultura; Brasil