Instituição de ensino: |
Universidade de Brasília (UnB) |
|
Programa: |
História |
|
Autor: |
Danilo Rebelo |
|
Titulação: |
Doutorado |
|
Ano de defesa: |
2006 |
|
Link: |
|
|
Resumo: |
Na Jamaica, o passado colonial baseado na plantation escravista, produziu uma sociedade estratificada na qual a cor mais clara da pele era considerada um meio de distinção social inclusive entre os afro-descendentes, mesmo após o fim da escravidão em 1838. Contra essa marginalização dos afro-jamaicanos, surgiu na década de 1930, um movimento religioso chamado Ras Tafari, cujas principais doutrinas a princípio era a divindade do imperador Haile Selassie I da Etiópia, o desejo de repatriação para a África e a rejeição da sociedade jamaicana e, por extensão das sociedades e do imperialismo ocidentais. Nesse sentido, o movimento era considerado milenarista, messiânico e escapista por seus primeiros pesquisadores e era fortemente estigmatizado pela sociedade envolvente. As tensões entre ambos atingiram seu ápice nos anos cinqüenta e sessenta, quando então começou um processo de negociação ambivalente que ainda se encontra em curso. Contudo, o movimento rastafari não constitui um movimento unificado e centralizado, produzindo uma enormidade de doutrinas, crenças e rituais, os quais são resultados dos processos de hibridação e/ou creolização características das culturas caribenhas. |
|
Orientador: |
Olga Rosa Cabrera Garcia |
|
Palavras-chave: |
Jamaica; Identidade cultural |