Instituição de ensino:

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Programa:

Politica Cientifica e Tecnológica

Autor:

Edmilson de Jesus Costa Filho

Titulação:

Doutorado

Ano de defesa:

2006

Link:

 

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/zeus/auth.php?back=http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000399212&go=x&code=x&unit=x

Resumo:

 O êxito da cooperação espacial sul-sul pode ser considerado um caso sui generis na literatura internacional, devido às dificuldades inerentes que os projetos de co-desenvolvimento cientifico e tecnológico imputam a países periféricos. O trabalho tem por objetivo fazer uma análise de um programa de cooperação tecnológica sino-brasileira na área espacial, o Programa CBERS, buscando enfocar a dimensão do aprendizado do Brasil com a cooperação. Esta análise foi estruturada em torno de três eixos: macro, relacionado ao aspecto político da cooperação; meso, relacionado ao aspecto organizacional do INPE; e micro, relacionados aos aspectos científicos e tecnológicos da área de Engenharia e Tecnologia Espacial do instituto. Segundo a proposta metodológica, estes eixos se complementam e se interligam formando uma ferramenta capaz de analisar o aprendizado da cooperação. O estudo se baseou em um levantamento de informações quantitativas e qualitativas junto ao INPE e ao MRE, assim como em entrevistas com técnicos brasileiros participantes do programa. Os resultados do estudo apontam que, embora os três eixos sejam igualmente importantes para o aprendizado nacional, estes apresentaram um claro desbalanceamento, onde a dimensão política e a organizacional do Programa no Brasil tiveram um avanço maior em detrimento das dimensões científicas e tecnológicas.

Orientador:

Andre Tosi Furtado

Palavras-chave:

Cooperação internacional; Satélites; Pesquisa espacial - Brasil; Tecnologia e Estado