Instituição de ensino: |
Universidade de Brasília (UnB) |
Programa: |
Estudos Comparados sobre as Américas (Ceppac) |
Autor: |
Eda Castro Lucas de Souza |
Titulação: |
Doutorado |
Ano de defesa: |
1996 |
Link: |
Não disponível |
Resumo: |
Este estudo analisa o desenvolvimento institucional das experiências de duas escolas de governo - o Instituto Nacional de Administração Pública (INAP), da Argentina, e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), do Brasil -, que implantaram nos anos oitenta, respectivamente, Programas de Formação de Administradores Governamentais e de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Para tal, é utilizado o marco teórico que se baseia na teoria de "institution building" e, especialmente, o modelo conceitual de Esman, acrescido de fatores peculiares aos países estudados. A Ecole Nationale d'Administration (ENA), da França, modelo de criação dessas escolas, é analisada como paradigma. Com base no marco teórico e no modelo françês, a análise comparativa propicia inferir tanto o INAP como a ENAP, nos contextos em que foram criados, não se institucionalizaram. Além do mais, o estudo possibilita identificar e priorizar, como responsáveis por esse insucesso, alguns fatores internos e externos às escolas, como a carência de liderança, de doutrina, de programa, de recursos e de vínculos com outras organizações e fatores de natureza político-administrativa e cultural, como clientelismo, corporativismo e descontinuidade administrativa. |
Orientador: |
Elimar Pinheiro do Nascimento |
Palavras-chave: |
Escolas de governo; Estudo institucional; Argentina; Brasil |