Instituição de ensino:

Universidade de Brasília (UnB)

Programa:

Estudos Comparados sobre as Américas (Ceppac)

Autor:

Adriana Rosa Chiroleu

Titulação:

Doutorado

Ano de defesa:

1996

Link:

 Não disponível

Resumo:

 O presente trabalho realizará uma análise comparativa das políticas de admissão na Universidade brasileira e argentina localizando especialmente a correlação entre mudanças sociais e políticas e as transformações em ambos sistemas de educação superior. Pensamos ao respeitos que existem certos aspectos constitutivos de ambos sistemas que operariam como constantes que atravessariam todo o seu desenvolvimento. Este é o caso das formas de intervenção do estado na expansão dos dois sistemas e as particularidades que assume a atenção das demandas sociais em cada país. Esta reconstrução resulta importante para explorar as implicações e os limites dessas constantes em contextos de ajuste estrutural. Nessa situação a pressão imposta pela crise econômica e as restrições ao gasto público podem, segundo os casos, impôr alterações de magnitude proporcional à correspondência entre aquelas constantes e o sentido do ajuste. Isto é particularmente visível ao analizar os casos do Brasil e Argentina. No primeiro, atendendo as tendências do desenvolvimento, as restrições impostas pelo ajuste econômico tende a acentuar os traços de seletividade e privatismo já presentes no sistema. No segundo, as transformações devem necessáriamente operar sobre os rasgos contitutivos do sistema para atender os requerimentos do poder político.

Orientador:

Daniel Jorge Cano

Palavras-chave:

Educação; Universidades; Brasil; Argentina