Instituição de ensino:

Universidade de Brasília (UnB)

Programa:

Estudos Comparados sobre as Américas (Ceppac)

Autor:

Aïda El-Khoury de Paula

Titulação:

Doutorado

Ano de defesa:

2009

Link:

 http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/5043/1/Tese_AidaEl-KhovaydePaula.pdf

Resumo:

 O Mercado Comum do Sul – Mercosul se constituiu, em 1991, como projeto político no contexto da internacionalização das economias, em busca de fortalecimento de suas relações regionais e internacionais. A tese analisa o processo de integração social a partir das concepções sobre as políticas da educação superior em saúde, especificamente na Medicina, no Brasil e na Argentina, entre 1991 e 2006, e a possibilidade de construção de habitus integrador. A partir do estudo comparativo das políticas de educação superior e da formação médica em ambos os países, são mostradas diferenças quanto à institucionalização da avaliação da graduação e da pós-graduação. No âmbito do Mercosul, foi demostrado que as políticas e as ações implementadas pelo Setor Educacional do Mercosul e pelo Subgrupo de Trabalho Nº 11 ―Saúde‖ que objetivam a harmonização da legislação na formação médica e a garantia da mobilidade de estudantes, docentes e profissionais entre seus países alcançaram resultados parciais. A elaboração e a implementação de políticas voltadas para avaliar a qualidade da formação do médico do Mercosul se dissociaram do reconhecimento dos títulos e do exercício profissional.

Orientador:

Fernanda Antonia da Fonseca Sobral

Palavras-chave:

Medicina - estudo e ensino; Mercosul; Educação e estado