Instituição de ensino:

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Programa:

Ciências Sociais

Autor:

Osvaldo Javier Lopez-Ruiz

Titulação:

Doutorado

Ano de defesa:

2004

Link:

 http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/zeus/auth.php?back=http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000331904&go=x&code=x&unit=x 

Resumo:

 Esta pesquisa analisa os executivos das transnacionais tomando-os como objeto heurístico a partir do qual é possível evidenciar como um determinado conjunto de princípios e valores são difundidos na sociedade atual. Partindo da premissa de que as corporações transnacionais tornaram-se instituições paradigmáticas da fisionomia do mundo social em finais do século XX e começos do XXI, explora-se o ethos que se define e promove no seu espaço transnacional, espaço particularmente desterritorializado e globalizado. Para isso, acompanhando o desenvolvimento da figura do “empreendedor”, são analisados diferentes “momentos” do espírito do capitalismo nos últimos cem anos e os elementos que ajudaram e ajudam a definir suas principais feições e a renovar sua vitalidade. Argumentaremos que a teoria do capital humano, desenvolvida por um grupo de economistas da Universidade de Chicago, é um desses elementos e que, na atualidade, ela adquire particular relevância pela influência que seus conceitos têm na definição e redefinição dos princípios e valores que conformam o ethos desses executivos (mas não apenas deles). Através da pesquisa empírica qualitativa realizada dentro do mundo corporativo – entrevistas, participação em eventos, análise de publicações institucionais, revistas e literatura de negócios – procuramos demonstrar como uma ética social é promovida e difundida além da corporação, dando novo vigor à ordem capitalista.

Orientador:

Renato José Pinto Ortiz

Palavras-chave:

Valores sociais; Etica social; Executivos, Corporações , Empresas multinacionais; Capitalismo; Capital humano