Instituição de ensino: |
Instituto Rio Branco (IRBr) |
Programa: |
Diplomacia |
Autor: |
Luiz Felipe Rosa dos Santos |
Titulação: |
Mestrado IRBr |
Ano de defesa: |
2011 |
Link: |
Não disponível |
Resumo: |
O presente trabalho tem o objetivo de aplicar o instrumental oferecido pela teoria agent-principal na análise das negociações comerciais internacionais empreendidas pelo Brasil a partir da década de 1990. Procura-se, assim, o aprimoramento da compreensão da relação entre atores políticos domésticos relevantes - no caso, governo (políticos e burocracia) e sociedade civil - especialmente para o processo de tomada de decisões de política externa. O primeiro capítulo retoma a relevância da relação entre política pública e política externa, especificamente da compreensão da política externa como espécie de política pública. Considerações a respeito da compreensão do sentido de sociedade civil também serão empreendidas. No segundo capítulo, serão examinadas teorias de Graham Allison, Helen Milner, Adam Przeworski e Richard Waterman e Kenneth Meier. As lições de Allison e Milner destacam o papel que a burocracia estatal assume na Teoria Política e nas Relações Internacionais. As lições de Przeworski e de Waterman e Meier dedicam-se à teoria do agent-principal adaptada à Ciência Política e a especial ênfase na relação entre políticos, burocracia e sociedade civil no processo de formação da decisão estatal. O teceiro capítulo, após contextualização das negociações comerciais em que o Brasil tomou parte a partir da década de 1990, relaciona o estudo de caso eleito com o instrumental teórico adotado por esse trabalho. A título de considerações finais, avalia-se em que medida este trabalho teria contribuído para a evolução do debate acadêmico que relaciona governo (políticos e burocracia pública, particularmente a diplomática) e a sociedade civil no contexto da busca pelo aperfeiçoamento da atuação do Estado no plano internacional. |
Orientador: |
Francisco Fernando Monteoliva Doratioto |
Palavras-chave: |
Negociações comerciais internacionais; Participação da sociedade civil; Modelo agent-principal |