Instituição de ensino:

Universidade de Brasília (UnB)

Programa:

História

Autor:

Adriana Iop Bellintani

Titulação:

Doutorado

Ano de defesa:

2009

Link:

 

http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/3811/1/2009_AdrianaIopBellintani.pdf

Resumo:

 A presente tese de doutoramento tem como tema central a permanência da Missão Militar Francesa de Instrução junto ao Exército Brasileiro, no período entre 1920 e 1940, com o objetivo de analisar a evolução do Exército Brasileiro com a instrução ministrada e a reorganização promovida pelos oficiais franceses, no que concerne à doutrina militar e à doutrina de guerra, bem como de identificar os acontecimentos históricos relevantes do período, examinando o quanto esse Exército reorganizado auxilia e sustenta a instalação e a permanência do Estado Novo. No decorrer desses contratos, a França investe na propagação de sua influência, através da difusão de sua língua e cultura, justificada no Brasil e na América Latina, pela recorrência ao argumento da latinidade, com vistas à exportação de seu material bélico excedente, por preços elevados, beneficiando, com isso, a balança comercial francesa; já o Brasil tem como meta a instrução, modernização e equipagem de sua força de terra. Indubitavelmente, a França se beneficia do ponto de vista econômico com esses contratos de instrução, tanto na perspectiva de venda de seu material de guerra, quanto no da exportação de suas idéias, filosofias, e, conseqüentemente, livros. O Brasil, apesar dos altos custos pagos, consegue profissionalizar e instruir o quadro de militares do Exército. A pesquisa foi desenvolvida, preferencialmente, em fontes primárias, tanto no Brasil como na França, através do exame de jornais, documentos diplomáticos e militares, tais como os boletins, relatórios e correspondências, de ambos os exércitos. Esses relevantes dossiês sustentaram a análise empreendida sobre o trabalho desenvolvido pela Missão Militar Francesa de Instrução no Brasil, o exame da situação do Exército no período, bem como as modificações nele promovidas pela instrução e reorganização francesa.

Orientador:

Estevão Chaves de Rezende Martins

Palavras-chave:

Doutrina militar; instrução; profissionalismo militar; Estado Novo; França