Instituição de ensino: |
Instituto Rio Branco (IRBr) |
Programa: |
Curso de Altos Estudos (CAE) |
Autor: |
Acir Pimenta Madeira Filho |
Titulação: |
Aprovado CAE |
Ano de defesa: |
2012 |
Link (livro FUNAG): |
http://funag.gov.br/loja/index.php?route=product/product&path=71&product_id=833 |
Resumo: |
O presente trabalho defende, com base no estudo de casos de uma série de países (França, Reino Unido, Itália, Alemanha, Japão, Espanha, Portugal e China), a criação e a adoção de um modelo de instituto cultural como plataforma permanete de atuação internacional, capaz de sedimentar um retrato dinâmico e atualizado do país em termos culturais e destinado a superar os estereótipos ligados à nossa imagem externa. Em sintonia com o caráter universalista da diplomacia brasileira, o instituto de cultura a ser criado deveria atuar com êndase na promoção do conhecimento do país como espaço de paz, cooperação e desenvolvimento, e na promoção dos produtos da indústria, da pesquisa científico-tecnológica e da criatividade brasileiras, como fazem seus homólogos dos já citados países. |
Palavras-chave: |
Institutos de Cultura;Diplomacia Cultural;Brasil |