Instituição de ensino:

Instituto Rio Branco (IRBr)

Programa:

Curso de Altos Estudos (CAE)

Autor:

Acir Pimenta Madeira Filho

Titulação:

Aprovado CAE

Ano de defesa:

2012

Link (livro FUNAG):

http://funag.gov.br/loja/index.php?route=product/product&path=71&product_id=833

Resumo:

O presente trabalho defende, com base no estudo de casos de uma série de países (França, Reino Unido, Itália, Alemanha, Japão, Espanha, Portugal e China), a criação e a adoção de um modelo de instituto cultural como plataforma permanete de atuação internacional, capaz de sedimentar um retrato dinâmico e atualizado do país em termos culturais e destinado a superar os estereótipos ligados à nossa imagem externa.

Em sintonia com o caráter universalista da diplomacia brasileira, o instituto de cultura a ser criado deveria atuar com êndase na promoção do conhecimento do país como espaço de paz, cooperação e desenvolvimento, e na promoção dos produtos da indústria, da pesquisa científico-tecnológica e da criatividade brasileiras, como fazem seus homólogos dos já citados países.

Palavras-chave:

Institutos de Cultura;Diplomacia Cultural;Brasil