Instituição de ensino:

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Programa:

Administração de Empresas

Autor:

Flávio José Chermont Vieira

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2003

Link:

 http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=4254@1

Resumo:

 O propósito deste trabalho é identificar as principais barreiras à exportação que micro, pequenas e médias empresas da indústria de confecção de lingerie de Nova Friburgo encontram, ou encontrariam, para exportar seus produtos, e classificá-las em ordem de importância. O referencial teórico foi extraído da literatura existente sobre problemas de exportação publicada em livros e em artigos de revistas especializadas. Foram colhidas, através da aplicação de questionários, informações de 148 empresas, que foram classificadas por tamanho de acordo com os parâmetros do SEBRAE, e tratadas através de análise de fatores, para reduzir as variáveis e facilitar a análise dos resultados. Foram identificados cinco fatores, que representam a síntese das variáveis analisadas: (1) escassez de profissionais com conhecimento dos padrões e tendências que permitam o desenvolvimento de produtos de acordo com as necessidades do mercado; (2) falta de incentivos/assistência governamental e dificuldades para encontrar insumos com qualidade; (3) dificuldades operacionais, legais e burocráticas; (4) diferenças culturais e mercadológicas; (5) restrições de crédito e atraso tecnológico. Os resultados demonstram que a principal barreira à exportação se constitui na escassez de profissionais com conhecimento dos padrões e tendências que permitam o desenvolvimento de produtos de acordo com as necessidades do mercado. Essa e as demais barreiras foram analisadas à luz da literatura pesquisada.

Orientador:

Hélène Bertrand

Palavras-chave:

Barreiras à exportação; Internacionalização de empresas; Médias, pequenas e micro empresas; Nova Friburgo, RJ