Instituição de ensino:

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Programa:

Sociologia

Autor:

Paulo Roberto Tremacoldi

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2003

Link:

 

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/zeus/auth.php?back=http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000288031&go=x&code=x&unit=x

Resumo:

 Realizou-se, neste trabalho, a observação na mídia eletrônica dos Estados Unidos das representações acerca de imigrantes de origem latino-americana naquele país. Tendo-se como referência teorias da globalização, Escola de Frankfurt, Fredric Jameson e Jean Baudrillard, mídia e imigrantes foram vistos como forças de integração e fragmentação, respectivamente. Por outro lado, cada uma dessas forças foi vista, também, como esferas dotadas de múltiplos níveis de significados e efeitos. Para o universo pesquisado, pôde-se constatar que, num momento em que convivem mídias novas e tradicionais, há uma tendência a se sub-utilizar o potencial fragmentador da nova mídia e a que se reitere o caráter estritamente mercantil e reprodutor de estereótipos dos veículos tradicionais

Orientador:

Laymert Garcia dos Santos

Palavras-chave:

Capitalismo; Industria cultural; Comunicação