Instituição de ensino:

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Programa:

Relações Internacionais

Autor:

Maria Ribeiro Setenta

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2005

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Resumo:

 Este trabalho trata do processo de internacionalização da Embraer (a maior empresa da indústria aeronáutica brasileira) a partir da perspectiva das Relações Internacionais. A Embraer surgiu no cenário econômico brasileiro, em 1969, como uma empresa de capital misto, que construiu suas vantagens comparativas na área de aviação de pequeno e médio porte para firmar-se nesse nicho de mercado e ganhar projeção internacional. Sua privatização, ocorrida em 1994 após sucessivas crises políticas e econômicas, colaborou para a intensificação da sua inserção externa. As atividades internacionais da empresa se diversificaram, englobando desde o comércio exterior de produtos e insumos até a abertura de escritórios de representação e vendas em outros países, a instalação de postos de manutenção e assistência técnica de aeronaves e a implantação de fábricas no exterior, entre outras mostradas neste trabalho. A atuação econômica e diplomática da Embraer no exterior é a base de sua internacionalização. A Embraer desenvolveu diversas formas de relacionamentos mantidos com outras empresas transnacionais, com o governo brasileiro e com governos estrangeiros. O trabalho analisa essas relações com base nas teorias de renomados autores das Relações Internacionais, que tratam dos novos atores transnacionais, e discute o papel da Embraer no meio internacional.

Orientador:

Maria Antonieta Leopoldi

Palavras-chave:

Embraer; Diplomacia empresarial