Instituição de ensino: |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
Programa: |
Relações Internacionais |
Autor: |
Maria Ribeiro Setenta |
Titulação: |
Mestrado |
Ano de defesa: |
2005 |
Link: |
Não disponível |
Resumo: |
Este trabalho trata do processo de internacionalização da Embraer (a maior empresa da indústria aeronáutica brasileira) a partir da perspectiva das Relações Internacionais. A Embraer surgiu no cenário econômico brasileiro, em 1969, como uma empresa de capital misto, que construiu suas vantagens comparativas na área de aviação de pequeno e médio porte para firmar-se nesse nicho de mercado e ganhar projeção internacional. Sua privatização, ocorrida em 1994 após sucessivas crises políticas e econômicas, colaborou para a intensificação da sua inserção externa. As atividades internacionais da empresa se diversificaram, englobando desde o comércio exterior de produtos e insumos até a abertura de escritórios de representação e vendas em outros países, a instalação de postos de manutenção e assistência técnica de aeronaves e a implantação de fábricas no exterior, entre outras mostradas neste trabalho. A atuação econômica e diplomática da Embraer no exterior é a base de sua internacionalização. A Embraer desenvolveu diversas formas de relacionamentos mantidos com outras empresas transnacionais, com o governo brasileiro e com governos estrangeiros. O trabalho analisa essas relações com base nas teorias de renomados autores das Relações Internacionais, que tratam dos novos atores transnacionais, e discute o papel da Embraer no meio internacional. |
Orientador: |
Maria Antonieta Leopoldi |
Palavras-chave: |
Embraer; Diplomacia empresarial |