Instituição de ensino:

Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Programa:

Ética e Epistemologia

Autor:

Wilker de Carvalho Marques

Titulação:

Mestre

Ano de defesa:

2016

Link:

http://repositorio.ufpi.br/xmlui/handle/123456789/374

Resumo:

O pensamento filosófico de Richard Rorty (1931-2007), extremamente abrangente e controverso, revela-se uma valiosa via de questionamento dos modos como a tradição filosófica tratou, até a sua época, os temas da racionalidade e da verdade. Inicialmente afeito à filosofia analítica, Rorty se

 tornou, na maturidade de seu trabalho, um neopragmatista, construindo uma concepção política liberal-democrática e uma crítica antifundacionista dos

 modos de justificação social do conhecimento, em que a verdade prescinde de

 quaisquer pressupostos e/ou justificações metafísicas. Desse modo, para

 Rorty, toda verdade é contingente, culturalmente localizada e etnocêntrica. No

 ambiente reflexivo rortyano, o conceito de etnocentrismo é objeto de

 redescrição, alcançando, em seu vocabulário, um valor completamente diverso

 em relação ao que, tradicionalmente, tem-lhe sido atribuído pelas ciências

 sociais. Neste trabalho, investiga-se o papel que desempenham as noções de

 etnocentrismo e de diálogo intercultural no pensamento de Rorty, as quais se

 constituem em um ponto importante de sua reflexão, levando-o a estabelecer

 conversações com importantes nomes da Antropologia e da Filosofia

 contemporâneas e à perspectiva de que, por meio do exercício do diálogo

 intercultural, é possível a realização do progresso moral e a construção de uma

 sociedade mais democrática e inclusiva.

Orientador:

Aldir Araújo Carvalho Filho

Palavras-chave:

etnocentrismo; diálogo intercultural; liberalismo; neopragmatismo; Richard Rorty