Instituição de ensino:

Universidade de Brasília (UnB)

Programa:

Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional

Autor:

Jaime Pereira Reis

Titulação:

Mestre

Ano de defesa:

2015

Link:

http://repositorio.unb.br/handle/10482/21953

Resumo:

O presente trabalho discute o Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa – PQLP. Este é um programa de cooperação bilateral desenvolvido pelo governo brasileiro em Timor-Leste, cuja principal finalidade é o apoio ao restabelecimento e desenvolvimento da língua portuguesa naquele país. Suas atividades têm como campo de ação a formação de professores timorenses. Como o programa tem suas atividades desenvolvidas no contexto de uma ação de cooperação internacional para o desenvolvimento, o presente trabalho apresenta em sua fundamentação teórica discussões que objetivam revisar conceitos e definições relacionadas às interpretações acadêmicas existente sobre termos como cooperação SUL-SUL e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. A fundamentação teórica também apresenta, de forma sucinta, o percurso da língua portuguesa em Timor-Leste, iniciando essa abordagem a partir dos primeiros contatos com a civilização ocidental, através dos navegantes portugueses, até a total independência de Timor-Leste em 2002. Um percurso que possui implicação direta na solicitação timorense pela formulação e implantação do PQLP e a necessidade de sua continuidade, mesmo após 11 anos de sua primeira ação. A investigação aqui desenvolvida, um estudo de caso, utiliza o método de pesquisa documental para abordar o programa. A abordagem se inicia com o primeiro edital, referenciado como 01/2004, e se encerra com o edital 76/2013, o mesmo que ainda é vigente na data de apresentação dos resultados desta pesquisa.

Orientador:

Umberto Euzébio

Palavras-chave:

Timor-Leste - cooperação internacional; Cooperação internacional - educação; Língua portuguesa - estudo e ensino