Instituição de ensino:

Universidade de Brasília (UnB)

Programa:

Antropologia

Autor:

Gustavo Hamilton de Sousa Menezes

Titulação:

Mestre

Ano de defesa:

2002

Link:

http://repositorio.unb.br/handle/10482/17885

Resumo:

Neste trabalho, procuro examinar os processos de socialização e as dinâmicas de construção de identidades dos filhos dos imigrantes brasileiros habitantes da cidade de Danbury, em Connecticut, no nordeste dos Estados Unidos. Observo e procuro demonstrar as diferentes influencias que os jovens da segunda geração recebem dentro e fora do grupo domestico, isto e, quando em casa, com seus familiares brasileiros ou quando fora dela, na escola ou entre os amigos. Empenho-me em analisar os dilemas identitarios desses jovens, em destacar a maneira pela qual eles percebem a si mesmos e aos seus pais, assim como em apreender a sua concepção sobre o Brasil e sobre os Estados Unidos. A pesquisa de campo na qual se baseia este estudo foi realizada em Danbury, entre os meses de janeiro e marco 2000 e os meses de setembro e novembro de 2001. Em Danbury, procurei aprender mais sobre os brasileiros que ali vivem, visitando-os em suas casas, trabalhos, nas escolas e nas igrejas, e assim realizando entrevistas, aplicando questionários e tomando parte em longas conversas. As visitas ao Centro de Recepção ISL - Inglês como Segunda Língua - (onde os alunos estrangeiros sem proficiência em inglês sao testados e matriculados) foram muitas e de grande importância. Durante dois meses, uma vez por semana, trabalhei como voluntario neste centro, organizando arquivos e atuando como interprete para brasileiros recém-chegados. Jornais e periódicos da comunidade brasileira nos EUA, impressos e on-line, também foram fontes de preciosas informações para essa pesquisa.

Orientador:

Gustavo Lins Ribeiro

Palavras-chave:

Antropologia social; Imigração brasileira; Imigrantes - Estados Unidos