Instituição de ensino: |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
Programa: |
Relações Internacionais |
Autor: |
Leandro Braz da Costa |
Titulação: |
Mestre |
Ano de defesa: |
2013 |
Link: |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/117550/000966961.pdf?sequence=1 |
Resumo: |
Este trabalho tem como foco de interpretação histórica a produção musical autoral dos compositores riograndinos destinada à participação em festivais de música realizados ao longo da década de 1970 na cidade do Rio Grande – RS. Neste sentido, balizando a pesquisa em uma abordagem contextual, procuro descrever como os artistas da época, desvinculados dos meios de comunicação, da indústria do disco e do mercado cultural, produziam suas canções, em um ambiente hostil, onde a censura, a repressão e a tortura, foram práticas comuns, e os festivais de música um dos poucos canais de expressão cultural da população local, ainda que sofressem a interferência direta de grupos ligados as elites políticas e econômicas que possuíam interesses bem definidos quanto aos proveitos que estes eventos poderiam reverter. |
Orientador: |
Enrique Serra Padrós |
Palavras-chave: |
festivais de música; música popular; periferia da música popular |