Instituição de ensino: |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
Programa: |
Relações Internacionais |
Autor: |
Cristiana Verônica Mueller |
Titulação: |
Mestre |
Ano de defesa: |
2013 |
Link: |
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Resumo: |
Esse estudo tem como objetivo a realização de um estudo de caso sobre a dimensão institucional da internacionalização na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Buscando enfatizar a importância do tema da internacionalização no ensino superior, inicialmente apresentou-se a relação existente com o processo de globalização com vistas ao entendimento dos efeitos decorrentes destes processos na forma de organização interna das universidades. Com o objetivo da contextualização e definição teórica do estudo, apresentou-se uma síntese dos principais modelos teóricos de autores que têm tratado do processo de internacionalização no ensino superior com abordagens da dimensão institucional. Assim, o estudo procura enfatizar o entendimento de como este processo vem sendo desenvolvido na UFRGS, a partir das concepções de internacionalização adotadas, bem como, das características da atual estrutura das ações internacionais. Fez parte da pesquisa o estudo de cinco programas de pósgraduação considerados de excelência pela Universidade e que possuem reconhecida atuação internacional. A apresentação da síntese da atuação das gestões da Universidade relativa ao tema da internacionalização no período 1993 a 2011, da criação e atuação da Secretaria de Relações Internacionais e dos cinco programas de excelência, dos dados da mobilidade discente e docente e da cooperação internacional da UFRGS, foi viabilizada pelo uso das seguintes fontes de evidência: informação documental, registros em arquivo e entrevistas com representantes-chave da Universidade e dos programas de excelência. Relativo à estratégia analítica adotou-se a proposição do modelo teórico do círculo da internacionalização para a criação da cultura de integração a partir das nove etapas do processo, a saber: análise do contexto, consciência, comprometimento, planejamento, operacionalização, implementação, revisão, reforço e efeito de integração. Tendo por base tais fatos, concluiu-se o estudo com duas principais constatações. A primeira de que a concepção de internacionalização ainda é pouco clara na UFRGS e a segunda de que ainda não há um processo institucionalizado tendo por base a realidade dos programas avaliados e as características da estrutura da Universidade que indica a existência da fragmentação. |
Orientador: |
Maria Susana Arrosa Soares |
Palavras-chave: |
internacionalização do ensino superior; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; círculo da internacionalização; dimensão institucional |