Instituição de ensino: |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
Programa: |
História comparada |
Autor: |
Carlos Vinicius Silva dos Santos |
Titulação: |
Mestre |
Ano de defesa: |
2014 |
Link: |
Não disponível |
Resumo: |
A presente dissertação realiza um estudo sobre a consolidação da cultura jovem nas sociedades dos Estados Unidos da América (EUA) e da França na década de 1950, bem como da representação da juventude através da produção cinematográfica selecionada destes países, em consonância às transformações socioculturais observadas naquelas sociedades. Examina-se a maneira pela qual a indústria cinematográfica destes países formulou um determinado tipo de representação da juventude em contato com as novas demandas culturais derivadas desta parcela populacional. Procura-se observar, neste movimento, a relação da indústria cinematográfica com as tensões não apenas socioculturais, mas, secundariamente, político-econômicas nos Estados Unidos e na França. Neste objetivo, privilegiam-se as produções cinematográficas "Sementes da violência" (Blackboard jungle, dir.: Richard Brooks – 1955), "Juventude transviada" (Rebel Without a Cause, dir.: Nicholas Ray – 1955), "Como agarrar um milionário" (How to get a milionnaire, dir.: Jean Negulesco – 1953), referentes ao contexto americano, e "Os incompreendidos" (Les quatre cents coups, dir.: François Truffaut – 1959), "Acossado" (À bout de souffle, dir.: Jean-Luc Godard – 1960) e "E Deus criou a mulher" (Et Dieu créa... la femme, dir.: Roger Vadim – 1956), concernentes à conjuntura francesa. |
Orientador: |
WAGNER PINHEIRO PEREIRA |
Palavras-chave: |
Juventude; Cinema; Estados Unidos da América; França; Década de 1950 |