Instituição de ensino: |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
Programa: |
Relações Internacionais |
Autor: |
Luara Mayer da Silveira |
Titulação: |
Mestre |
Ano de defesa: |
2016 |
Link: |
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Resumo: |
O objetivo deste trabalho é investigar o processo de integração ferroviária no Cone Sul e as ações desenvolvidas pela Associação Latino-americana de Ferrovias (ALAF) no contexto do Novo Regionalismo. A partir da década de 1990, perfilou-se um momento de inflexão para as ferrovias nos países do Cone Sul, bem como para as perspectivas de integração desse modal na região. Há dois fatores principais envolvidos nesse contexto: (i) o processo de reformas dos sistemas ferroviários, com uma maior participação do setor privado por meio de concessões; e (ii) a emergência do Novo Regionalismo, cujo modelo de integração alavanca investimentos para formar um sistema de transportes regional mais competitivo frente aos mercados globais. Nessa conjuntura, recoloca-se em discussão qual é o papel das ferrovias para o processo de integração regional. Não obstante, observa-se que há uma lacuna na literatura no que diz respeito ao papel de atores não estatais internacionais no processo de integração ferroviária regional. Reconhecendo que a participação de organizações não governamentais internacionais configura uma tendência marcante das dinâmicas regionais contemporâneas, este trabalho propõe-se a enriquecer a literatura através de um estudo de caso da ALAF, organização não governamental sui generis na região, que busca integração ferroviária no contexto do Novo Regionalismo. O trabalho demonstra que a efetiva integração das ferrovias nunca foi uma prioridade dos países da região, e tem sido restringida por diversos fatores, entre eles as atuais condições precárias das ferrovias nos países da região, as diferenças de bitola, as morosidades aduaneiras etc. O estudo também revela que, apesar do contexto adverso, a Associação tem procurado contribuir para o desenvolvimento e a integração das ferrovias no Cone Sul mediante Bens Públicos Regionais de transporte finais e intermediários. Contudo, apesar das oportunidades e potenciais da Associação, o alcance de sua atuação é limitado devido a ameaças do contexto da integração regional ferroviária, bem como a fatores internos da própria organização. |
Orientador: |
Fernando Seabra |
Palavras-chave: |
Integração Ferroviária; Cone Sul; Organizações Não Governamentais Internacionais |