Instituição de ensino: |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
Programa: |
Relações Internacionais |
Autor: |
Maerly Cristine Schaeffer Fertig |
Titulação: |
Mestre |
Ano de defesa: |
2014 |
Link: |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/129368/329722.pdf |
Resumo: |
A presente dissertação objetiva investigar se a coordenação de atores da Ajuda Humanitária Internacional, analisada no âmbito do UNOCHA - United Nations Office for the Coordination of Humanitarian Affairs, constitui uma Classe Global Emergente, promotora da Desnacionalização, conforme tipologia analítica de Saskia Sassen. Esta autora apresenta o conceito de Desnacionalização vinculado ao fenômeno da globalização e caracteriza as Classes Globais Emergentes por: serem arranjos sociais identificáveis, possuírem vinculação nacional e global, não serem cosmopolitas e apresentarem um referencial sistêmico no capitalismo global. Entende-se que é possível identificar elementos constitutivos e operacionais na conjugação dos atores da Ajuda Humanitária Internacional, a partir da lógica de coordenação do UNOCHA, que permitem verificar a plausibilidade da hipótese central desta pesquisa. Este é um estudo de Política Internacional e seu caráter é descritivo e exploratório. A sua delimitação temporal situa-se entre a década de 1980 e os dias atuais. Para a compreensão do contexto desta investigação serão utilizadas as teorias das Relações Internacionais do Institucionalismo Neoliberal e da Sociologia Histórica. A socióloga Saskia Sassen pertence à última escola. |
Orientador: |
Karine de Souza Silva |
Palavras-chave: |
Ajuda Humanitária Internacional; Classe Global Emergente; Desnacionalização |