Instituição de ensino:

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Programa:

História

Autor:

Virgínia Mara Hinojosa Valdez

Titulação:

Mestre

Ano de defesa:

2012

Link:

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106735/317331.pdf 

Resumo:

Esta dissertação tem como objeto a agência estadunidense Office of the Coordinator of Inter-American Affairs - CIAA, que funcionou de 1941 a 1946. Suas atividades condisseram com os auspícios da Política da Boa Vizinhança, em tempos de abandono da intervenção violenta pelos EUA. A intenção é, a partir da análise de sua trajetória, buscar os posicionamentos estadunidense e brasileiro frente a esse contexto de estreitamento das relações. Classificamos a agência como um canal de propaganda desenvolvida por destacados estadunidenses para manter apoio e público nos países vizinhos. Com o estudo, é possível perceber que esse destacado grupo se constitui, além dos maiores nomes do governo, de empresários de maior destaque financeiro do mundo. Isso foi desencadeado pela ponte feita pelo coordenador do CIAA, Nelson Rockefeller, escolhido diretamente pelo presidente Franklin Roosevelt, o que fez com que propaganda política e propaganda comercial ficassem embaralhadas. De outro lado, buscamos a postura do Brasil nesse processo (assim como o início do desenvolvimento de sua própria propaganda), desde sua neutralidade, até o alinhamento contínuo, tendo a influência estadunidense permanecido mesmo após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Orientador:

ALEXANDRE BUSKO VALIM

Palavras-chave:

Segunda Guerra Mundial; Boa Vizinhança; propaganda; Office of the Coordinator of Inter-American Affairs; Estado Novo; Estados Unidos da América; Brasil