Instituição de ensino:

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Programa:

Ciências Sociais

Autor:

Maria Cecília Ferreira

Titulação:

Mestre

Ano de defesa:

2012

Link:

http://tede.unioeste.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1066 

Resumo:

A educação superior vem sendo afetada pelo processo de integração regional configurado com a criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e pelas condições das relações internacionais. A emergência de novas tecnologias da informação e da comunicação e a forma como o conhecimento passou a ser produzido impõem exigências adicionais às instituições universitárias com vistas à mobilidade acadêmica, à acreditação de cursos e ao reconhecimento de títulos e diplomas. Os protocolos educacionais firmados no âmbito do Mercosul deveriam aproximar as instituições e tornar mais ágeis os mecanismos de cooperação. Construído, porém, sobre as bases de sistemas educacionais heterogêneos, o Setor Educacional do Mercosul avança com dificuldades. Ao historiar a evolução desse setor e das instâncias que o conformam, no quadro amplo da internacionalização da educação superior, o objetivo desta pesquisa é examinar a relação conflituosa estabelecida entre a salvaguarda de padrões de qualidade e a efetividade do Acordo de Admissão de Títulos e Graus Universitários para o Exercício de Atividades Acadêmicas nos Estados-Partes do Mercosul.

Orientador:

Sílvio Antonio Colognese

Palavras-chave:

MERCOSUL; relações internacionais; cooperação;