Instituição de ensino: |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
Programa: |
História Social |
Autor: |
Pauline Bitzer Rodrigues |
Titulação: |
Mestre |
Ano de defesa: |
2015 |
Link: |
Não disponível |
Resumo: |
Após os turbulentos anos da Depressão, os Estados Unidos da América viu-se num complexo contexto de conversão e reconversão social-econômica-cultural para e pós-Segunda Guerra Mundial, afetando a vida da população em todas as suas esferas, visto que seria da população civil o suporte e sustento necessário à participação nacional no conflito. Em conjunto às medidas oficiais, uma ampla propaganda de guerra foi empenhada para garantir tal suporte popular, e, depois, para conduzir a volta da sociedade ao seu estado normal. Situando-se, então, na agitação dos anos finais da guerra, esta pesquisa busca a virada discursiva dessa propaganda e os novos discursos e orientações que apresenta à população. Perante tal objetivo, nossas fontes documentais consistem em produções de base (guias, livretos, pesquisas, etc.) do Office of War Information (órgão estatal de coordenação de informações de guerra) e propagandas publicitárias publicadas em duas revistas de grande circulação, a Time e Life. Limitou-se, nestas, a busca e análise de três subtemas mais especificamente: as políticas de reconversão econômica a fim de evitar nova crise; a reintegração dos milhões de ex-combatentes na sociedade; o papel social que a mulher é aconselhada a desempenhar mediante as duas outras questões. De forma geral a cultura midiática veiculada massivamente no fim da Segunda Guerra reflete as experiências, incertezas, preocupações e planejamentos de um contexto histórico nacional instável, e nos fornece instrumentos para a compreensão de uma época de transição que contribuiu à delineação, nos Estados Unidos e no mundo, da segunda metade do século XX. |
Orientador: |
FRANCISCO CESAR ALVES FERRAZ |
Palavras-chave: |
EUA; pós-Segunda Guerra Mundial; conflito; |