Instituição de ensino:

Universidade Cândido Mendes (UCAM)

Programa:

Economia e gestão empresarial

Autor:

Victor Baddini Decarlo

Titulação:

Mestre

Ano de defesa:

2013

Link:

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Resumo:

O presente trabalho analisa o processo de internacionalização de empresas brasileiras por meio de Joint Ventures. Esse modelo de parceria é especialmente importante para o caso brasileiro, cuja cultura de internacionalização não é tão disseminada quanto em outros países, pois diminui os riscos envolvidos no empreendimento ao formar parcerias com outra(s) empresa(s), geralmente hospedada(s) no país aonde se pretende investir. Essas alianças estratégicas permitem aos empresários brasileiros pularem etapas do processo e superarem barreiras de entrada que só seriam possíveis com o gradualismo e experiência prática dos empresários. Por outro lado, para essa modalidade de internacionalização é imprescindível o conhecimento das diferenças culturais, já que os investimentos não serão realizados de forma autônoma, e sim com poderes e recursos compartilhados, com firmas de países diferentes, e portanto com crenças, valores, normas e formas de gerenciamento distintos. Nesse sentido, o enfoque central desse trabalho é apresentar as diferenças culturais existentes no ambiente empresarial das Joint Ventures Internacionais, e apresentar de que maneira esses aspectos interferem no sucesso ou fracasso desses projetos no exterior. Foram utilizados como pressupostos teóricos as quatro dimensões de Hofstede e as sete dimensões de Trompenaars, para posteriormente confrontá-las com a experiência empírica de gestores brasileiros da empresa Vale SA, bem como outras empresas que participam conjuntamente com a gigante mineradora em assuntos internacionais. O pressuposto central é apresentar de que maneira esses fatores culturais se aplicam ao relacionamento da empresa brasileira com exterior, e até que ponto devem ser considerados e estudados com a finalidade de contribuir para o sucesso de futuro negócios.

Orientador:

PAULO ROBERTO ROCHA AGUIAR

Palavras-chave:

internacionalização; empresas brasileiras; diferenças culturais;