Instituição de ensino:

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Programa:

Administração de Empresas

Autor:

Camila de Sousa Braga Rademaker

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2003

Link:

 http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=4226@1

Resumo:

 A globalização promove inúmeras oportunidades para as empresas incluindo o acesso a múltiplos mercados, novas receitas, conhecimentos e tecnologias capazes de incrementar sua competitividade. Paralelamente, gera uma série de ameaças num ambiente crescente de instabilidade mundial que provém de conflitos geopolíticos e sociais, alguém de riscos econômico-financeiros. Mais ainda, a solidicação de um sistema econômico global em desequilíbrio é um dos principais motivos dos conflitos e dos riscos. Estas vertentes da Globalização, tanto positivas quanto negativas, causam distúrbios e oscilações agressivas aos mercados criando desafios à gestâo estratégica corporativa global. As abordagens teóricas do processo de Globalização das empresas, disponíveis na literatura levam em conta as vertentes de ameaças e oportunidades, no entanto de forma desordenada. Este estudo propõe uma análise qualitativa das principais abordagens existentes com o objetivo de identificar os desafios da gestão corporativa de empresas em transformação global sob essas duas vertentes. Mais ainda, demonstra que a busca de alternativas para sua sobrevivência e independência doméstica, requer a revisão da forma de suas funções administrativas e a formulação e implementação de suas estratégias, de maneira a definir a estrutura necessária para a expansão de seus negócios. É demonstrado também que vislumbrar novos mercados requer diversas habilidades dinâmicas, mas também sistematização para administrar desafios externos e internos.

Orientador:

Hélène Bertrand

Palavras-chave:

Marketing internacional; Globalização; Gestão estratégica; Estratégias corporativas; Empresas multinacionais; Empresas globais; Desafios da transição global