Instituição de ensino: |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) |
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Programa: |
História |
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Autor: |
Melissa de Mello e Souza |
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Titulação: |
Mestrado |
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Ano de defesa: |
2003 |
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Link: |
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Resumo: |
A proposta da dissertação é uma comparação da idéia de identidade nacional no Brasil e nos Estados Unidos do final do século 19, com enfoque nas obras de Oliveira Lima no Brasil e de Jackson Turner nos Estados Unidos. O conceito analítico utilizado na questão de identidade nacional é o de “comunidades imaginadas”, de Benedict Anderson, em os membros de uma sociedade, desconhecidos uns dos outros na sua maioria, se sentem ligados entre si por símbolos, referências e experiências em comum. Na obra de Oliveira Lima, a “comunidade imaginada” é construída pelo Estado-Monarquia (instalado com a vinda de D. João VI), num sincretismo com a natureza local e os grupos raciais presentes (índios e negros). A centralização política e a criação de uma matriz institucional de cunho nacional possibilitam que o Brasil se consolide e seja “concebido” como Nação, principalmente pelo viés das artes e da ciência. Na obra de Jackson Turner, a “comunidade imaginada” é construída pelas bases da sociedade: homens comuns e livres enfrentam a natureza selvagem num embate em que tanto homem como meio ambiente são transformados. A interação homem-meio ambiente, que se caracteriza como a experiência da Fronteira, gera um produto cultural distintamente americano, rompendo assim os laços com a Europa e criando uma sociedade caracterizada pelo movimento, pelo atrito e pela eterna busca do melhoramento e do Progresso. |
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Orientador: |
Marco Antonio Villela Pamplona |
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Palavras-chave: |
Identidade nacional; Comunidades imaginadas; Fronteira |