Instituição de ensino:

Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Programa:

Ciência Política

Autor:

Clenilson Cruz Lima

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2012

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Resumo:

 O setor privado vem assumindo papel de destaque no combate à pobreza através de modelos de negócios que permitem àqueles situados na base da pirâmide melhores condições de vida por meio das ações de mercado. Em particular, no Brasil, esta temática configura-se como uma “nova” abordagem. No entanto, de fato, seu alcance e resultados já podem ser considerados como elementos importantes do combate e do alívio da pobreza no país. O objetivo desta pesquisa, portanto, é descrever o papel do setor privado, em especial, dos modelos de negócios inclusivos como instrumento de combate à pobreza através de ações que permitam a inclusão, pelo mercado, dos indivíduos situados na base da pirâmide social no Brasil, destacando suas possibilidades e limites. O modo pelo qual esses indivíduos são incluídos, segundo esses modelos, são: inclusão pelo consumo, inclusão produtiva e inclusão pelo empreendedorismo. Para demonstrar o modo como a base da pirâmide é atendida por meio destas estratégias, utilizam-se dois relatórios referências no assunto: o primeiro é denominado de Mapeamento do Campo de Negócios Sociais/Negócios Inclusivos; o segundo, Rede de mercados inclusivos: dos beneficiados às grandes empresas. Estes descrevem a atual situação dos negócios inclusivos no país, suas potencialidades e limites. Dentre os instrumentos identificados que potencializam os negócios inclusivos e o alívio da pobreza destaca-se o crédito para o consumo e para o empreendedorismo. Nesse sentido, verifica-se a evolução do crédito no país ao longo da última década procurando demonstrar que, nos períodos de expansão do crédito, houve redução da pobreza. Também se apresentam alguns casos de negócios inclusivos no país. Os resultados da pesquisa apontam para uma nova percepção do sistema capitalista que, a partir dos “novos” conceitos teóricos estabelecidos, vem assumindo uma “postura” inclusiva, em contraste com a natureza excludente de outrora. Com isso, tem-se ampliado a importância do setor privado no combate à pobreza, especialmente no que tange aos negócios inclusivos. Este setor pode atuar de maneira mais eficiente e mais dinâmica que o Estado e as organizações da sociedade civil em ambientes urbanos com alta densidade populacional, pois, entre os métodos e estratégias utilizados, destacam-se os que privilegiam o acesso da base da pirâmide aos produtos e serviços produzidos. No entanto, em regiões rurais com baixa densidade populacional, são o Estado e as organizações da sociedade civil que devem complementar as ações da iniciativa privada.

Orientador:

Raimundo Batista dos Santos Junior

Palavras-chave:

Setor Privado; Combate à Pobreza; Empreendedorismo; Sociedade Civil