Instituição de ensino: |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
Programa: |
Ciência Política |
Autor: |
Renan Cabral Da Silva |
Titulação: |
Mestrado |
Ano de defesa: |
2013 |
Link: |
Não disponível |
Resumo: |
Nos últimos anos surgiram no Brasil uma série de políticas públicas que fomentam a utilização de computadores e internet, em geral sob o rótulo 'inclusão digital'. Este trabalho analisa a trajetória dessas políticas até a implementação da política pública submetida à pesquisa empírica, o Programa Aluno Conectado (PAC), estudado em quatro escolas da rede estadual de ensino. A iniciativa, empreendida pelo Governo do Estado de Pernambuco em 2012, fornece tablets aos alunos dos 2º e 3º anos do Ensino médio da sua rede de ensino. A partir do trabalho de campo, de surveys com professores e diretores, e de um marco teórico composto de reflexões sobre o paradigma sociotécnico vigente e da literatura em política pública, refazemos a trajetória das políticas de inclusão digital no país, até a implementação do PAC. A política do Aluno Conectado é comparada à dos laboratórios do ProInfo, amplamente adotada anteriormente e analisada em trabalhos pregressos do autor. Como conclusão destaca-se vantagens do modelo do Aluno Conectado, e déficits comuns a ambos os modelos de acesso, como a menor atenção ao preparo da escola e de seus atores para essas iniciativas. |
Orientador: |
Marcos Ferreira da Costa Lima |
Palavras-chave: |
Sociedade da Informação; Políticas Públicas; Inclusão Digital |