Instituição de ensino: |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
Programa: |
Relações Internacionais |
Autor: |
Fernando Mandinga Da Fonseca |
Titulação: |
Mestrado |
Ano de defesa: |
2015 |
Link: |
Não disponível |
Resumo: |
Neste trabalho apresentou-se o panorama dos projetos de cooperação educacional realizado por Portugal e pelo Brasil para Guiné-Bissau, no âmbito da cooperação Internacional para o desenvolvimento. Selecionou-se os projetos representativos da cooperação brasileira e portuguesa para a Guiné-Bissau: A Faculdade de Direito de Bissau(FDB) mantida pela cooperação portuguesa através do apoio da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Programa Estudante Convenio de Graduação e de pós-graduação sustentada pela Cooperação Brasileira através de reservas de vagas nas Instituições de Ensino Superior (IES). Foram analisados as contribuições e os limites desses projetos educacionais na formação e qualificação dos Quadros Guineense, considerando a modalidade de assistência existente, os tipos de transferência de recursos envolvidos e o volume desses recursos. Também foram identificados os beneficiários diretos dos projetos. Para corroborar com a análise descritiva proposta, a pesquisa orientou-se através da abordagem qualitativa utilizando entrevistas semiestruturadas com os beneficiários desses projetos. Assim sendo, constatou-se que após o incremento do número dos beneficiários dos dois projetos, a partir dos anos 2000, verificou-se resultados significativos. A cooperação portuguesa através do projeto FDB, trouxe impactos benéficos a sociedade guineense, contribuído para suprir a grave carência de pessoal qualificado nas instituições do Estado guineense. Hoje a FDB conta com um corpo docente maioritariamente nacionais, formados na própria instituição, uma contribuição importantíssima, na estratégia de desenvolvimento e melhoria do quadro institucionais do país. A cooperação educacional brasileira através do PEC-G, contribui com um número elevado de recursos humanos para a Guiné-Bissau. Por oferecer vagas em diferentes áreas do conhecimento, estes quadros formados por esse programa, encontram-se atuando nas mais diversas instituições do país. Em relação a Pós-graduação os dois projetos, tanto a portuguesa quanto a Brasileira, continuam apresentando uma limitação aos estudantes guineense, pelos dados apresentados, há um número irrisório da participação dos guineenses nos programas de pós-graduação. |
Orientador: |
Matilde de Souza |
Palavras-chave: |
Cooperação Internacional Para O Desenvolvimento; Projetos Educacionais; Guiné-Bissau |