Instituição de ensino: |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
Programa: |
Relações Internacionais |
Autor: |
Frederico Rios Cury Dos Santos |
Titulação: |
Mestrado |
Ano de defesa: |
2015 |
Link: |
Não disponível |
Resumo: |
O trabalho tem como objetivo verificar, através do cinema, a mudança de concepções, discursos, imaginários, crenças compartilhadas, estereótipos, representações, a figura do desejável e do indesejável, do dentro e do fora, do amigo e do inimigo em duas épocas marcantes nas Relações Internacionais: o período do entreguerras e o período pós-Segunda Guerra Mundial. No entreguerras, presenciou-se uma crise generalizada no mundo capitalista, crise essa que atingiu seu ápice no episódio da quebra da Bolsa de Nova York. A partir desse momento, assistiu-se à emergência e acolhida de discursos que visavam legitimar o chamado Welfare State, conhecido pela apologia ao intervencionismo estatal na economia. Esse modelo de Estado foi buscar sua inspiração no discurso socialista, que tinha como lastro o modelo de economia planificada da União Soviética, esta refratária à crise econômica mundial. O segundo período sob análise será o da Guerra Fria, caracterizado pela desautorização do discurso socialista não somente no nível governamental e legislativo nos Estados Unidos, com a Comitê de Atividades Anti-Americanas e o Tribunal Macarthista, mas também no interior da sociedade americana em específico e do mundo capitalista em geral. Tanto é assim que muitos dos expurgos e perseguições a suspeitos de pactuar com os ideais socialistas e afrontar o valor do Estado Mínimo, na época considerado a essência da americanidade, davam-se pela via da denúncia anônima. A análise do trabalho versará sobre dois filmes de Elia Kazan representativos dessas épocas: “Rio Violento”, cujo contexto é o do entreguerras, e “Sindicato de Ladrões”, que se passa durante a Guerra Fria. Para isso, a Análise do Discurso e a Argumentação aplicadas ao cinema serão as ferramentas de trabalho. O marco teórico da pesquisa situa-se no interior do que se entende por pós-positivismo em Relações Internacionais, tendência teórica que privilegia os estudos discursivos nas ciências humanas, por conceber a realidade enquanto escritura, enquanto discurso. |
Orientador: |
Otavio Soares Dulci |
Palavras-chave: |
Pós-Positivismo; Análise do Discurso; Entreguerras; Guerra Fria. Elia Kazan |