Instituição de ensino:

Universidade de Brasília (UnB)

Programa:

Estudos Comparados sobre as Américas (Ceppac)

Autor:

Thiago Almeida Garcia

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2010

Link:

 

http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/8600/1/2010_ThiagoAlmeidaGarcia.pdf

Resumo:

 Essa dissertação é um estudo comparativo sobre as políticas públicas voltadas aos povos indígenas no Brasil e na Bolívia, tendo como foco a educação escolar. Nela se analisa como se deu o processo de construção das políticas específicas para povos indígenas nos dois países e como a educação escolar indígena se organizou até o seu momento atual, onde o conceito de interculturalidade ocupa espaço central nos discursos dos gestores governamentais e do movimento indígena e indigenista. A partir disso é analisada as especificidades da educação escolar do Povo Indígena Chiquitano nos dois países, com o objetivo de verificar de quais formas, na realidade das comunidades, esse conceito foi incorporado nos discursos das lideranças Chiquitano e como instrumento de rediscussão étnica.

Orientador:

Stephen Grant Baines

Palavras-chave:

Política indigenista; Brasil; Bolívia; Educação intercultural; Educação escolar indígena; Povo Indígena Chiquitano; Etnogênese