Instituição de ensino:

Universidade de Brasília (UnB)

Programa:

Estudos Comparados sobre as Américas (Ceppac)

Autor:

Rafael Leporace Ferret

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2010

Link:

http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/7064/1/2010_RafaelLeporaceFarret.pdf

Resumo:

 Por meio do estudo da imagem do Brasil nos manuais de história paraguaios, apresento alguns problemas enfrentados pelo SEM (Setor Educacional do Mercosul) no que tange à aproximação cultural dos países do Mercosul a partir do ensino de história, no âmbito da Educação Básica. Uma história excessivamente política, e ao mesmo tempo muito centrada em uma perspectiva nacionalista, parece ser predominante nos livros didáticos do Paraguai, o que faz com que o Brasil mereça pouco destaque nesses manuais. Além disso, quando este último aparece, muitas vezes isso se dá em situações conflituosas entre Paraguai e Brasil. Portanto, a idéia de se criar uma identidade “mercosulina” - defendida nos discursos oficiais dos países-membros do bloco -, tendo o ensino de história como um de seus principais instrumentos de ação, parece ainda um pouco distante.

Orientador:

Sonia Maria Ranincheski

Palavras-chave:

Mercosul; Educação; Setor Educacional do Mercosul (SEM); Ensino de História; Nação; Identidade nacional; Integração regional; Integração cultural