Instituição de ensino: |
Universidade de Brasília (UnB) |
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Programa: |
Estudos Comparados sobre as Américas (Ceppac) |
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Autor: |
Leonardo Osvaldo Barchini Rosa |
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Titulação: |
Mestrado |
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Ano de defesa: |
2009 |
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Link: |
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Resumo: |
O presente trabalho teve como escopo analisar a trajetória da cooperação acadêmica internacional no Brasil e sua influência na educação superior, enfocando o trabalho na participação da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação do Brasil nesse contexto. A pesquisa teve como principal objetivo descrever e analisar o histórico da educação superior brasileira ligada à criação das principais agências de fomento à cooperação acadêmica internacional, bem como realizar uma análise sobre a evolução do trabalho executado pela CAPES, especialmente por sua Diretoria de Relações Internacionais, nesse campo. A dissertação mostra a forte influência de países estrangeiros, principalmente Europeus e os Estados Unidos na criação e desenvolvimento do sistema universitário brasileiro e na pós-graduação brasileira, analisa e esquematiza os programas de cooperação em curso na CAPES e, ao final, procura traçar mecanismos de avaliação da eficácia do fomento à cooperação internacional desenvolvida pela agência. |
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Orientador: |
Benício Viero Schmidt |
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Palavras-chave: |
Cooperação internacional; Educação superior; Pós-graduação. |