Instituição de ensino:

Universidade de Brasília (UnB)

Programa:

Estudos Comparados sobre as Américas (Ceppac)

Autor:

Leonardo Osvaldo Barchini Rosa

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2009

Link:

 

http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/6289/1/2009_LeonardoOsvaldoBarchiniRocha.pdf

Resumo:

 O presente trabalho teve como escopo analisar a trajetória da cooperação acadêmica internacional no Brasil e sua influência na educação superior, enfocando o trabalho na participação da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação do Brasil nesse contexto. A pesquisa teve como principal objetivo descrever e analisar o histórico da educação superior brasileira ligada à criação das principais agências de fomento à cooperação acadêmica internacional, bem como realizar uma análise sobre a evolução do trabalho executado pela CAPES, especialmente por sua Diretoria de Relações Internacionais, nesse campo. A dissertação mostra a forte influência de países estrangeiros, principalmente Europeus e os Estados Unidos na criação e desenvolvimento do sistema universitário brasileiro e na pós-graduação brasileira, analisa e esquematiza os programas de cooperação em curso na CAPES e, ao final, procura traçar mecanismos de avaliação da eficácia do fomento à cooperação internacional desenvolvida pela agência.

Orientador:

Benício Viero Schmidt

Palavras-chave:

Cooperação internacional; Educação superior; Pós-graduação.