Instituição de ensino:

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Programa:

História

Autor:

Breno de Souza Juz

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2010

Link:

 

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/zeus/auth.php?back=http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000779611&go=x&code=x&unit=x

 

Resumo:

 No final dos anos 1990 e início do século XXI, o cinema argentino viveu uma vigorosa retomada na produção nacional com o surgimento de novos realizadores, conquistando diversos prêmios em festivais e ampla repercussão internacional. Este cinema atraiu o interesse da crítica e do público devido a uma série de fatores, entre os quais cabe destacar uma exemplar e instigante renovação da linguagem. A isso se soma a viabilização de produção independente calcada no baixo orçamento. A retomada da produção vivida pelo cinema argentino na virada de século XXI foi simultânea à crise social, econômica e institucional ocorrida a partir de dezembro de 2001. Este fato potencializou as significações do nuevo cine argentino devido à capacidade de diálogo que certas obras apresentaram em relação ao momento histórico vivido pelo país. Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir de obras referenciais, as representações da Argentina no cinema argentino contemporâneo, investigando quais as estruturas narrativas e estilos cinematográficos foram utilizados na construção dessas obras e da crise por elas representadas. Busca-se também perceber os sujeitos, tramas, relações com os espaços e instituições escolhidos no constructo da Argentina contemporânea e sua crise. Com isso, é possível analisar a historicidade dessa cinematografia, e os desdobramentos implicados nas representações construídas pela escrita cinematográfica

Orientador:

José Alves de Freitas Neto

Palavras-chave:

Cinema argentino - História; Cinema e história; Representação cinematográfica; Cultura no cinema