Instituição de ensino: |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
|
Programa: |
Ciência Política |
|
Autor: |
Fernando Dall'Onder Sebben |
|
Titulação: |
Mestrado |
|
Ano de defesa: |
2010 |
|
Link: |
|
|
Resumo: |
Este trabalho discute a História da Bolívia à luz da logística nacional. Procura demonstrar que o maior ou menor êxito da construção do Estado esteve relacionado inicialmente às vias de transporte (internas e com o exterior) e, posteriormente, à energia (combustíveis) e à capacidade produtiva. Busca evidenciar que o desenvolvimento econômico (pólos dinâmicos da economia) e a própria construção de um centro de decisão econômica (soberania) são em grande medida tributários dos limites impostos pela logística nacional. O trabalho procura investigar o quanto a logística nacional influenciou a formação social, a competição inter-estatal e a própria revolução nacional na Bolívia. Assim, examina-se, sucessivamente, a formação da sociedade boliviana, o papel da Guerra do Chaco, a Revolução Nacional (1952), o separatismo e a integração regional tendo como pano de fundo esse denominador comum – a logística nacional. Por fim, entende que as promessas não cumpridas de cidadania e soberania da revolução nacional boliviana, inconclusa, têm sua redenção no processo de integração regional – realizado a partir do paradigma do Estado logístico. |
|
Orientador: |
Marco Aurelio Chaves Cepik |
|
Palavras-chave: |
Bolívia; Estado nacional; História política; Logística nacional |