Instituição de ensino:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Programa:

Relações Internacionais

Autor:

Heitor Bonatto

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2010

Link:

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/27502/000765023.pdf?sequence=1

 

Resumo:

 Em 2000, a Organização das Nações Unidas lançou a iniciativa denominada “Pacto Global”, com o objetivo de dar uma face mais humana ao processo da globalização. Esta iniciativa estabeleceu dez princípios que as empresas, entre outros participantes, devem seguir para implementá-los no dia a dia de suas operações. A Ericsson foi uma das empresas fundadoras da iniciativa e, até hoje, faz parte do grupo. A presente dissertação, portanto, busca analisar como a Ericsson do Brasil está implementando os princípios do Pacto Global das Nações Unidas em sua esfera de influência. Para compreender a forma como está ocorrendo, neste estudo foi realizado um estudo de caso da subsidiária brasileira, baseando-se na análise de documentos institucionais, na observação e entrevista realizada com o Gerente da empresa. Conclui-se que a Ericsson do Brasil ainda está em processo de implementação dos princípios, destacando-se no que concerne ao gerenciamento da cadeia de fornecedores estar em avançado estágio de implementação.

Orientador:

Israel Roberto Barnabé

Palavras-chave:

Empresas multinacionais; Ericsson; Etica empresarial; Globalização; Nações Unidas; ONU; Pacto global; Pacto social; Projetos sociais; Responsabilidade social corporativa