Instituição de ensino: |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) |
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Programa: |
Relações Internacionais |
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Autor: |
Ploy Khumthukthit |
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Titulação: |
Mestrado |
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Ano de defesa: |
2010 |
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Link: |
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Resumo: |
No século XXI, a globalização e as novas tecnologias estão transformando a diplomacia pública. O novo conceito de diplomacia pública surge como uma forma de diplomacia aberta que tem como objetivo influenciar a opinião pública em sociedades externas com o cultivo explícito de grupos, organizações e indivíduos não-oficiais. Junto com a nova diplomacia pública, o termo soft power - habilidade de alcançar objetivos por meio de influência em vez da coerção - também está ganhando mais atenção dos profissionais e dos estudiosos da área de diplomacia pública. Esta dissertação argumenta que, ao tratar soft power como uma habilidade de atração, a diplomacia pública é um instrumento político que faz uso dessa habilidade. Examina os métodos e práticas da diplomacia pública, especialmente o caso do Japão nos últimos anos, cuja diplomacia pública incorporou a noção de cultura popular japonesa. Analisa as funções e interações dos principais atores de diplomacia pública japonesa - o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Fundação Japão -, bem como explora os recursos de soft power japonês. Baseado nos resultados, revela-se que os formuladores de política japoneses exercem a estratégia de diplomacia pública na cultura pop como uma das estratégias que permite ao Japão exercer os recursos de soft power, principalmente em suas atrações culturais, conforme a nova concepção da diplomacia pública. Além disso, a mudança do Executivo japonês também é um importante determinante do surgimento das novas iniciativas de sua diplomacia pública. |
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Orientador: |
Leticia de Abreu Pinheiro |
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Palavras-chave: |
Cultura popular; Diplomacia; Japao; Politica externa; Relacoes internacionais |