Instituição de ensino: |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
Programa: |
Ciência Política |
Autor: |
Mauro Barbosa Siqueira |
Titulação: |
Mestrado |
Ano de defesa: |
2008 |
Link: |
Não disponível |
Resumo: |
Neste trabalho, foram perquiridas as relações existentes entre teoria do poder aéreo, educação militar acadêmica e desempenho profissional de oficiais de Estado-Maior. O estudo empírico foi consumado em dois diferentes tipos de etapas de pesquisa, uma qualitativa e outra quantitativa, e seu objetivo foi analisar o nível de conhecimento, acerca dos principais pensadores do poder aéreo, apreendido pelos oficiais da Força Aérea Brasileira com o Curso de Comando e Estado-Maior. Iniciou-se pela síntese das concepções teóricas de pensadores, clássicos e contemporâneos, do poder aéreo, enfatizando-se as idéias básicas de Giulio Douhet, John Warden III e Robert Pape. Perscrutou-se a Educação Militar Profissional, as características do perfil desejado para o oficial de Estado-Maior e o Sistema de Ensino Superior Aeronáutico Militar no Brasil. O método comparativo foi utilizado em função da metodologia escolhida. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa de campo, documental e bibliográfica. As ferramentas usadas na pesquisa de campo englobaram o questionário com os sujeitos da pesquisa e a entrevista com especialistas. O objeto de investigação da pesquisa foi a Educação Militar Profissional do oficial de Estado-Maior da Aeronáutica e realizou-se no nível de pesquisa exploratória e descritiva. A fundamentação teórica abarcou a Educação Militar Profissional da Força Aérea dos Estados Unidos, as concepções teóricas de Giulio Douhet e, também, a teoria de guerra de Carl von Clausewitz. Os resultados obtidos evidenciaram que embora os especialistas considerem importante o ensinamento de teorias afetas ao poder aéreo, o conhecimento apresentado pelos sujeitos da pesquisa aponta ser pouco e insuficiente. A fase conclusiva introduziu considerações acerca das relações entre poder, política, estratégia, teoria e ensino superior militar. A relevância do estudo das teorias do poder aéreo para a formação profissional de oficiais de Estado-Maior no exercício das funções de estrategista, planejador militar, assessor e gestor da arte operacional foi o foco da conclusão, que trouxe sugestões a futuras pesquisas na mesma área do conhecimento. |
Orientador: |
Vagner Camilo Alves |
Palavras-chave: |
Ciências Aeroespaciais; Teorias do Poder Aéreo |