Instituição de ensino: |
Universidade de São Paulo (USP) |
Programa: |
Relações Internacionais |
Autor: |
Justin Hugo Axel-Berg |
Titulação: |
Mestrado |
Ano de defesa: |
2015 |
Link: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/101/101131/tde-12082015-161448/publico/Justin_Hugo_Axel_Berg.pdf |
Resumo: |
Enquanto o ensino superior torna-se cada vez mais universalizado, e um fator determinante em desenvolvimento, tanto humano, quanto tecnológico, a necessidade de avaliar e comparar capacidades tornou-se um aspecto chave da academia no século XXI. O debate público sobre as universidades cristalizou-se no tema dos rankings. Esta dissertação busca explicar a predominância dos três maiores rankings globais, e sua relevância para as universidades de países emergentes, neste caso a Universidade de São Paulo. Analisando primeiro o seu contexto teórico e depois as suas limitações metodológicas, o trabalho revela que esses rankings são medidas inadequadas de desempenho para instituições modernas de pesquisa, e não fornecem nem metas realistas nem desejáveis para universidades fora do sistema Anglo-Americano. Todavia, os rankings apontam as várias ineficiências no sistema atualmente utilizado pela USP, e a necessidade de mudanças. A parte final propõe, com base num movimento incipiente de "benchmarking", alternativas a serem exploradas pela USP tendo em vista um maior engajamento na comparação internacional para sua avaliação, sem as armadilhas inerentes dos rankings. |
Orientador: |
Jacques Marcovitch |
Palavras-chave: |
Governança da pesquisa; Ensino Superior |