Instituição de ensino:

Universidade de São Paulo (USP)

Programa:

Relações Internacionais

Autor:

Justin Hugo Axel-Berg

Titulação:

Mestrado

Ano de defesa:

2015

Link:

 http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/101/101131/tde-12082015-161448/publico/Justin_Hugo_Axel_Berg.pdf

Resumo:

 Enquanto o ensino superior torna-se cada vez mais universalizado, e um fator determinante em desenvolvimento, tanto humano, quanto tecnológico, a necessidade de avaliar e comparar capacidades tornou-se um aspecto chave da academia no século XXI. O debate público sobre as universidades cristalizou-se no tema dos rankings. Esta dissertação busca explicar a predominância dos três maiores rankings globais, e sua relevância para as universidades de países emergentes, neste caso a Universidade de São Paulo. Analisando primeiro o seu contexto teórico e depois as suas limitações metodológicas, o trabalho revela que esses rankings são medidas inadequadas de desempenho para instituições modernas de pesquisa, e não fornecem nem metas realistas nem desejáveis para universidades fora do sistema Anglo-Americano. Todavia, os rankings apontam as várias ineficiências no sistema atualmente utilizado pela USP, e a necessidade de mudanças. A parte final propõe, com base num movimento incipiente de "benchmarking", alternativas a serem exploradas pela USP tendo em vista um maior engajamento na comparação internacional para sua avaliação, sem as armadilhas inerentes dos rankings.

Orientador:

Jacques Marcovitch

Palavras-chave:

Governança da pesquisa; Ensino Superior